©2019 by Cristiano Pires Quiropraxia

LESÕES ESPORTIVAS

Nada mais frustante do que iniciar ou estar praticando um esporte que gostamos e uma lesão aparecer nos obrigando a ficar dias, semanas e até meses em repouso ou tratamento. Muitas lesões podem ser evitadas com alguns "ajustes"! :-)
Na avaliação de uma lesão esportiva será abordada tanto a área afetada diretamente quanto as demais regiões que possam ter sido afetadas ou até causadoras da lesão também. 
Toda lesão é diferente, todo atleta / pessoa é diferente. Os planos de tratamento devem ser individualizados para atender às necessidades de cada pessoa.

nutricao-esportiva-evitar-lesoes-desport

VOCÊ SABIA...
A grande exposição ao estresse mecânico inerente à atividade física causa lesões frequentes em atletas profissionais de alto rendimento. No entanto, o mais curioso é que os praticantes amadores são os mais susceptíveis às lesões esportivas, seja pela frequência e intensidade inadequadas dos famosos “atletas de fim de semana”, seja pela prática equivocada e inadvertida de atividades que, muitas vezes, requerem conhecimento técnico mais apurado como lutas, hipismo, tênis, etc. Os membros inferiores, principalmente as articulações dos joelhos e dos tornozelos, são as partes lesionadas com maior frequência.

PERGUNTAS FREQUENTES

COMO A QUIROPRAXIA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS

A quiropraxia estuda os movimentos das articulações do corpo todo, este conhecimento é ainda mais intesificado pelos quiropratas do esporte, que tratam o paciente focado nos movimentos do esporte mais praticado pelo paciente e também na melhora da performance para evitar futuras lesões e melhorar o desempenho na prática esportiva escolhida.

O TRATAMENTO DA QUIROPRAXIA É SEGURO?

O tratamento é muito conservador e seguro. O quiroprata fará uma série de testes e análises antes de iniciar os ajustes, podendo inclusive não iniciar o tratamento em caso de algum sinal contra indicado aparecer, e então referenciá-lo para outro profissional específico da área da saúde (médico especialista na área).

EXISTE COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA DA EFICÁCIA DO TRATAMENTO QUIROPRÁTICO PARA AS DORES?

Vários estudos descobriram que os ajustes quiropráticos são eficazes no alívio da dor ciática, uma causa comum de dor no quadril e na região lombar. Em um estudo comparando a eficácia da quiropraxia à cirurgia para dor ciática, 60% dos pacientes com ciatalgia grave melhoraram substancialmente os sintomas que lhes permitiram evitar a cirurgia. Estudos de casos também sugeriram que a quiropraxia pode aliviar a dor associada à disfunção da articulação sacroilíaca e piriforme síndrome, que freqüentemente resultam em dor no quadril.